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22/Oct/2025

Boi: China ainda precisa importar muita carne bovina

Segundo a trading chinesa Cofco International, a China ainda precisa de muita carne bovina para atender a demanda interna. A carne bovina está em falta na China. O consumo per capita é de até 10 quilos por mês. O país tem condições de assegurar o fornecimento interno de carne de frango e suína, mas quando se trata de carne bovina, ainda depende muito de fornecedores internacionais. Nos últimos anos, o governo chinês tem intensificado os investimentos na produção de carne bovina, buscando maior autossuficiência. Há incentivos para que os produtores aumentem a produção bovina, com foco em diferentes raças. A produção está ficando cada vez mais profissional. O avanço na produção interna, no entanto, ainda não elimina completamente a necessidade das importações de carne bovina. Nos próximos 5 a 10 anos, a China ainda vai precisar importar carne bovina brasileira para completar a demanda interna. O déficit da China em carne bovina é expressivo.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), considerando produção e consumo interno, o saldo deve ser negativo em 3,8 milhões de toneladas em 2025. Para compensar, a China tem reforçado as importações do Brasil. Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) mostra que, em setembro, a China permaneceu como principal destino da carne bovina brasileira, com 190,5 mil toneladas (US$ 1,06 bilhão), o equivalente a mais da metade do total exportado. A importação de carne bovina brasileira se sustenta na necessidade interna, mas também em três outros fatores: qualidade, segurança sanitária e sustentabilidade, considerando que o consumidor está ficando mais exigente. Os chineses estão dispostos a pagar mais pela carne rastreável, mas ainda não há um consenso.

Isso porque o consumidor chinês ainda precisa de orientação sobre o valor de produtos sustentáveis. Grandes empresas e fornecedores precisam orientar seus clientes. Segundo o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a exigência de sustentabilidade e rastreabilidade da produção de carne bovina se consolidaram como critérios de acesso ao mercado chinês. Os consumidores chineses estão dispostos a pagar 22% mais pela carne bovina brasileira livre de desmatamento. A sustentabilidade e a rastreabilidade viraram critérios de acesso ao mercado. É um caminho sem volta. Hoje, 67 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportar carne bovina à China. É preciso valorizar os produtos brasileiros sustentáveis e fortalecer a imagem da carne bovina. Há aumento de consumo de proteína animal na China com uma classe média que ultrapassa a população brasileira. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.