ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Out/2019

Frango: Arábia Saudita quer atrair investimentos

A Arábia Saudita quer atrair investimento de empresas brasileiras para a cadeia de carne de frango. Esta estratégia está dentro do Plano Visão 2030, que busca diversificar a economia saudita para além do petróleo. Hoje, 80% da economia é dependente do petróleo. A Arábia Saudita tem uma população jovem. Nos próximos anos, o país terá uma pressão para criação de empregos. Dentro do Visão 2030, o governo saudita escolheu 10 setores prioritários para industrialização, entre os quais está o de processamento de alimentos. O objetivo é atrair investimentos de US$ 500 bilhões nos próximos 10 anos.

A Arábia Saudita quer usar a expertise brasileira no setor de carne de frango para desenvolver a indústria local. O Brasil continua suprindo 40% do mercado. Há conversas com os principais líderes dessas indústrias para ver o que é possível e viável produzir localmente. A Arábia Saudita é reconhecida como o local mais puro do ponto de vista Halal (alimento permitido para o consumo muçulmano), o que tem atraído o interesse de algumas empresas brasileiras em agregar a marca Halal saudita a produtos de maior valor agregado, como nuggets.

Além disso, há vantagens logísticas para as grandes empresas de proteína. É possível usar a Arábia Saudita como plataforma de exportação para o grande mercado da África, para o sul da Ásia e para a Europa Oriental. Em contrapartida, há possibilidades de investimento saudita no Brasil. Para atrair investimento brasileiro e do restante do mundo, o governo saudita oferece um pacote de incentivos, que inclui a possibilidade de até 75% do capital com juros subsidiados. Existe muita liquidez no país. Representantes do governo saudita virão ao Brasil para fazer 10 seminários sobre os 10 setores, apresentando as oportunidades. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.