20/Oct/2025
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil poderá exportar ovos-produto para Singapura. A abertura do mercado foi oficializada em encontro do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a ministra da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, Grace Fu Hai Yien, no dia 16 de outubro, em Brasília. Na reunião, Grace Fu entregou a Fávaro o documento oficial que autoriza a importação de produtos derivados do ovo. "Essa conquista representa mais emprego, mais renda e o fortalecimento do comércio internacional, levando ao mundo alimentos de qualidade produzidos pelo Brasil", afirmou o ministro. Além do anúncio da abertura de mercado, os ministros debateram, ainda, o fortalecimento das relações comerciais entre os países, com ênfase na cooperação agropecuária e em iniciativas sustentáveis. Fávaro também destacou o interesse do governo brasileiro para a formalização do Acordo de Livre-Comércio entre o Mercosul e Singapura, destacando sua importância para ampliar as oportunidades bilaterais. Singapura importa cerca de 50% das carnes bovina, de aves e suína do Brasil.
Singapura é uma ilha pequena, com área limitada, mas tem ampla infraestrutura energética e busca alternativas para descarbonizar a economia. É possível avançar em cooperações, como o uso de resíduos agrícolas na produção de combustível sustentável para a aviação, afirmou a ministra. Ela destacou, ainda, que a Singapura adotou protocolos de regionalização, o que garantiu a continuidade das importações brasileiras diante da gripe aviária. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio do Ministério da Agricultura sobre a autorização do Brasil para exportação de ovos-produto ao mercado de Singapura. O reconhecimento consolida o Brasil entre os países aptos a fornecer produtos de origem animal processados para um dos mercados mais exigentes da Ásia. Com população de alta renda e forte cultura alimentar, Singapura é dependente de importações para garantir seu abastecimento interno. Em 2024, o país importou cerca de 518 milhões de unidades de ovos, o equivalente a aproximadamente 31 mil toneladas, especialmente da Tailândia e da Indonésia.
Desse total, apenas 2,5 mil toneladas corresponderam a ovos processados (ovos-produto), alimento com forte potencial de expansão, especialmente diante da relevância do canal Horeca (Hotelaria, Restaurantes e Catering) no país. Singapura também atrai milhões de turistas e tem uma ampla comunidade de expatriados. A estabilidade econômica e a exigência por insumos de alta qualidade sustentam a demanda por ovos líquidos, pasteurizados e outros derivados, com foco em segurança, conveniência e padronização. Ao mesmo tempo, é um hub de distribuição comercial e de portos para o Sudeste da Ásia, o que reforça a importância estratégica do mercado. O reconhecimento do sistema brasileiro por Singapura amplia a competitividade da cadeia produtiva e posiciona o Brasil em um novo patamar dentro deste mercado. É uma conquista importante do governo brasileiro, sobretudo por se tratar de um produto com maior valor agregado, com potencial de abrir portas para novos fluxos comerciais nos segmentos mais exigentes da alimentação fora do lar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.