ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Oct/2025

Frango: projeção da exportação de carne em 2025

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estimou, em dezembro de 2024, que as exportações brasileiras de carne de frango poderiam aumentar 2% em 2025 alcançando até 5,4 milhões de toneladas. O volume total exportado no 1º trimestre deste ano, de quase 1,350 milhão de toneladas (média mensal de cerca de 450 mil toneladas) já projetava para a totalidade do ano volume próximo das 5,4 milhões de toneladas. Mas, a tendência naquela ocasião já era ultrapassar esse volume. Tradicionalmente, as menores exportações de cada exercício ocorrem no 1º trimestre, representando (média dos últimos 18 anos) cerca de 23,5% do total anual. E isto tomado como base, poderia elevar o total de 2025 para algo em torno dos 5,7 milhões de toneladas.

Mas, no dia 15 de maio, ocorreu o caso de IAAP na avicultura comercial e automaticamente, em atendimento aos acordos sanitários mantidos com a maioria dos importadores, o Ministério da Agricultura interrompeu parcialmente as exportações do produto. De imediato, o volume embarcado naquele mês recuou 17% em relação a abril, sofrendo novo recuo de 14% no mês de junho. Houve recuperação nos dois meses seguintes, mas na média do quadrimestre maio/agosto o total embarcado recuou 20% em relação ao volume alcançado no quadrimestre inicial do ano. Em setembro, as exportações voltaram a aumentar de forma tão significativa que o total embarcado (460 mil toneladas, considerado apenas o produto in natura) pode ter correspondido ao maior volume mensal já embarcado pelo setor em seus 50 anos de história.

O que se pergunta agora é se, nesse passo, o volume perdido no quadrimestre passado pode ser recuperado neste último trimestre de 2025, alcançando-se as 5,4 milhões de toneladas previstas no final do ano passado. A tarefa é complexa, pois seria necessário exportar, neste trimestre, média mensal próxima de 550 mil toneladas, ou seja, pelo menos 15% a mais que o alcançado em setembro. Porém, se os embarques deste final de ano prosseguirem no mesmo ritmo observado em setembro e girarem em torno das 473 mil toneladas mensais (1,419 milhão de toneladas no trimestre), o total anual se aproximará das 5,3 milhões de toneladas, superando o que foi embarcado no ano passado (5,295 milhões de toneladas). Até agora, (janeiro/setembro), a ABPA aponta embarques da ordem de 3,876 milhões de toneladas. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.