09/Oct/2025
O mercado de misturas lácteas tem se consolidado como uma alternativa no setor alimentício brasileiro, impulsionado por mudanças regulatórias e pelo cenário econômico, com o aumento nos custos das matérias-primas da indústria láctea tradicional. Desde a regulamentação de sua composição em 2017, esses produtos vêm ganhando espaço nas gôndolas e na rotina dos consumidores. Para a Mococa, essa é uma categoria estratégica, com forte reconhecimento, uma base consolidada e com muito potencial de consolidação e expansão. A empresa entrou no segmento em 2019 e, atualmente, conta com 40% de market share em misturas lácteas condensadas e 70% em misturas de creme de leite, segundo dados da Kantar de 2024.
O crescimento da categoria está ligado à sua proposta de acessibilidade, versatilidade e boa performance. Com isso, tem conquistado tanto confeiteiros quanto consumidores finais. Por ser mais acessível, garante que todos possam ter acesso a uma alternativa prática e econômica, especialmente em um cenário econômico desafiador. Apesar do avanço, o segmento enfrenta adversidades relacionadas à pouca familiaridade do público com o produto, gerando dúvidas na aplicação. Há um desafio de conversão dos clientes e consumidores finais. Por ser um novo segmento, muitos ainda não conhecem os produtos, não sabem a composição e não sabem que eles entregam performance e qualidade. Ainda existe um preconceito referente a esse segmento por falta de informação.
Para enfrentar esse cenário, a indústria investe em ações educativas, como o projeto Mococa Profissional, voltado a confeiteiros e microempreendedores. A iniciativa oferece conteúdos sobre aplicação, cálculo de custos e margem de lucro. Outra estratégia é fortalecer a categoria com campanhas digitais, redes sociais, materiais de gôndola e degustações. Para trabalhar a diferenciação no PDV, onde a exposição é feita de forma conjunta, foram realizadas mudanças nas embalagens. A embalagem da mistura condensada Mococa é amarela, enquanto a do leite condensado Mococa é azul escura. No caso da mistura creme Mococa, sua embalagem é azul clara, enquanto a embalagem do creme de leite Mococa é azul escura.
Para a empresa, o atacarejo se destaca como o principal canal de vendas, já que o fator custo-benefício tem um peso decisivo nesse ambiente de compra. Na sequência, estão o varejo tradicional e os hipermercados. A Mococa conta com dois principais produtos no segmento: Mistura Láctea Condensada e Mistura de Creme de Leite. Esses itens são responsáveis por mais de 80% das vendas nas categorias de leite condensado e creme de leite. O leite condensado e as misturas irão coexistir, cada um atendendo a momentos e necessidades distintas, mas com espaço considerável para expansão das misturas dentro da categoria. Aos poucos, com informação clara nos rótulos, comunicação consistente e experiência de uso positiva, a dúvida tem diminuído, e o consumidor passa a enxergar a categoria como uma alternativa legítima e complementar às versões tradicionais. Fonte: Giro News. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.