ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Oct/2025

"Carne” Vegetal: UE regulamenta termos em rótulo

O Parlamento Europeu votou, nesta quarta-feira (08/10), a favor de proibir o uso de termos como "bife", "salsicha" ou "hambúrguer" em produtos que não contenham carne, embora o debate ainda não esteja encerrado. Os deputados europeus apoiaram, por 355 votos contra 247, um projeto de lei que proíbe denominações como "bife vegetal", com o objetivo de evitar uma "confusão" com produtos de carne. A medida, no entanto, ainda não é definitiva e deve ser negociada com os 27 Estados-membros. Segundo a autora do texto, a medida se trata de transparência e clareza para o consumidor e do reconhecimento ao trabalho dos pecuaristas. A associação francesa de pecuaristas e produtores de carne Interbev também celebrou a votação, indicando que as alternativas vegetais confundem as referências e enfraquecem o reconhecimento de um produto bruto e 100% natural.

As organizações de consumidores, por outro lado, expressaram sua decepção com o resultado da votação. Quase 70% dos consumidores europeus entendem estes nomes desde que os produtos sejam claramente rotulados como veganos ou vegetarianos, afirmou o Escritório Europeu das Uniões de Consumidores. Segundo esta organização, o consumo de produtos vegetarianos que imitam a carne quintuplicou desde 2011, impulsionado pela preocupação com uma alimentação saudável, o bem-estar animal e a redução da pegada ambiental. As fazendas dedicadas à criação de animais, por sua vez, são grandes emissoras de dióxido de carbono, um gás que contribui para o efeito estufa. O projeto de lei que busca proibir termos como "bife de soja" provocou disputas judiciais e debates acalorados no hemiciclo de Estrasburgo.

Há um ano, o Tribunal de Justiça da União Europeia invalidou dois decretos franceses que proibiam o uso de termos como "filé" ou "salsicha" para produtos vegetais, com o argumento de proteger a indústria de carnes. Os decretos foram posteriormente anulados na França. A Europa, em seu regulamento sobre a informação aos consumidores, autoriza a denominação de produtos vegetais com termos habitualmente utilizados para a carne animal. O deputado europeu alemão Peter Liese considerou "lamentável" que o Parlamento dedique tempo a "uma bobagem como esta" e expressou que "se uma embalagem indica 'hambúrguer vegetariano' ou 'salsicha vegetariana', cada um pode decidir se quer comprá-lo ou não". Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.