01/Oct/2025
A Croácia está enfrentando o maior surto de peste suína africana (PSA) de sua história, com o abate de mais de 12.000 suínos nas últimas semanas. O vírus surgiu recentemente em duas grandes granjas com mais de 1.000 suínos, além de diversas propriedades menores. Dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) mostram que as duas granjas com mais de 1.000 suínos estão localizadas no condado de Osijek-Baranja, na fronteira com a Hungria e a Sérvia.
A maior fazenda, com 9.829 suínos, perto da cidade de Kneževi Vinogradi, teve a infecção confirmada em 18 de setembro, um dia após o vírus ter surgido em uma fazenda próxima a Osijek, com 1.665 suínos. O Ministério da Agricultura alertou para a gravidade da situação. Desde junho de 2023, a Croácia perdeu mais de 51.000 suínos para a PSA, o que representa cerca de 5% da população total de suínos do país.
Há preocupação de que essa percentagem possa subir rapidamente para 75% se a doença se espalhar para fazendas ainda maiores, especialmente considerando que 67% dos suínos na Croácia são criados em apenas 1,5% das fazendas com mais de 1.000 suínos. O Ministério da Agricultura atribuiu a disseminação da PSA ao comportamento humano, à irresponsabilidade e a atividades ilegais, e anunciou medidas drásticas para conter o vírus:
- Vigilância Policial: grandes fazendas com mais de 1.000 suínos serão colocadas sob vigilância policial 24 horas por dia.
- Apoio Militar: o exército será mobilizado para auxiliar na desinfecção de fazendas infectadas ou suspeitas.
- Controles de Fronteira: serão implementados controles mais rigorosos nas fronteiras estaduais para prevenir a transmissão da doença de países vizinhos.
Zonas Restritas: foram estabelecidas zonas restritas onde o transporte de animais e produtos de origem animal é proibido.
Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.