ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Sep/2025

Carnes: Brasil participa da Expoalimentaria no Peru

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) concluiu sua primeira participação na Expoalimentaria, maior feira de alimentos e bebidas da região andina, realizada em Lima, no Peru, com perspectivas de negócios que podem chegar a US$ 71,5 milhões nos próximos 12 meses. Durante o evento, quatro empresas associadas (Dom Porquito, Avenorte, Somave e Bello) promoveram proteínas de aves, suínos, ovos e genética avícola brasileiras em encontros com importadores do Peru, México, Chile, Argentina, Estados Unidos, República Dominicana, Omã e países da Europa. Os encontros renderam US$ 9,2 milhões em negócios imediatos. Além da feira, a entidade realizou a terceira edição do “Road Show Internacional 2025 - No Borders for Food: Parcerias para Segurança Alimentar”, em parceria com a ApexBrasil e com apoio da Embaixada do Brasil no Peru. O seminário técnico discutiu o papel das normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) na promoção de um comércio internacional seguro e baseado em evidências científicas.

Ainda, o Brasil foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo e pela quinta vez na história, com o prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria 2025, realizada de 24 a 26 de setembro, em Lima (Peru). O Pavilhão Brasil foi organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A delegação brasileira obteve duas conquistas estratégicas para o agronegócio nacional: o reconhecimento da regionalização para Influenza Aviária e a ampliação do escopo de habilitações para exportação de farinhas e gorduras animais. Há ainda expectativa de que, nas próximas semanas, novos avanços sejam anunciados, fruto da crescente cooperação entre o Mapa, o Ministério da Agricultura peruano e o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa).

Na feira, o Brasil apresentou 32 empresas expositoras de diversos setores e outras 20 participantes indiretas, totalizando mais de 100 produtos em exibição. Embora o Peru, que importa anualmente mais de US$ 400 milhões em produtos do agronegócio brasileiro, tenha sido o principal mercado-alvo, os expositores também prospectaram compradores de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Malásia, Indonésia e Equador. O Pavilhão Brasil destacou-se pelo design moderno e pelo espaço gastronômico “Brasil Experience”, que proporcionou aos visitantes degustações de pratos elaborados com produtos nacionais. A conquista do prêmio e os avanços sanitários obtidos reforçam a imagem do Brasil como parceiro confiável e inovador, ampliando a presença do agronegócio brasileiro em mercados estratégicos da América Latina. Fontes: Broadcast Agro e Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.