23/Sep/2025
Segundo o Itaú BBA, o desempenho da JBS segue marcado por desafios no mercado de carne bovina, mas com sinais de resiliência no setor de aves. O segmento de frango nos Estados Unidos e no Brasil não deve registrar aumento significativo de oferta, o que pode sustentar a rentabilidade da avicultura em níveis saudáveis nos próximos trimestres. O efeito substituição, impulsionado pelos preços elevados da carne bovina, também está apoiando os preços do frango, enquanto o baixo custo contínuo dos grãos contribui para margens favoráveis. No mercado de carne bovina, a companhia enfrenta limitações nos Estados Unidos devido ao estágio atual do ciclo de gado. A expectativa é a de que o cenário melhore ao longo de 2027, com a normalização das margens prevista para 2028.
Em contrapartida, mudanças nas tarifas norte-americanas estão redirecionando a carne bovina brasileira para mercados como México e Chile a preços competitivos, enquanto a Austrália registra margens sólidas com volumes recordes de exportação para os Estados Unidos. Destaque para a estratégia de crescimento orgânico e de aquisições seletivas da JBS, que visa fortalecer sua presença global em diferentes categorias de proteínas. A JBS terá interesse limitado em avançar em novas oportunidades de M&A nos segmentos de commodities no Brasil e nos Estados Unidos, devido à sua participação de mercado de 20% a 25% em cada.
Contudo, a JBS segue atenta a oportunidades estratégicas, priorizando ativos de qualidade e marcas fortes, especialmente em alimentos preparados nos Estados Unidos, frango na Europa e expansão nos segmentos de ovos e peixes. Além disso, a empresa busca ampliar sua base de investidores por meio da listagem nos Estados Unidos e da inclusão em índices importantes. Após a conclusão de sua listagem nos Estados Unidos, a companhia destacou esforços contínuos para reduzir seu custo de dívida e observou maior interesse de investidores de uma gama mais ampla. A JBS também confirmou que está no caminho para integrar índices como FTSE, Russell e, eventualmente, S&P, o que deve ampliar ainda mais seu alcance no mercado financeiro global. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.