ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Sep/2025

Caprinos/Ovinos: rebanho brasileiro cresce em 2024

De acordo com a pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2024 (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (18/09), entre os animais de porte médio, o País atingiu um recorde de 13,3 milhões de caprinos em 2024, alta de 3,1% ante 2023, e um ápice de 21,9 milhões de ovinos, aumento de 0,3% em relação ao ano anterior. A Região Nordeste concentra 96,3% da criação de caprinos e 73,5% do rebanho de ovinos.

Historicamente, a Região Nordeste se destaca na atividade devido à adaptabilidade e múltipla aptidão desses rebanhos, com uma maior diversidade na alimentação, para produção de carne, leite e couro. O rebanho da Região Nordeste, tanto de caprinos quanto de ovinos, cresceu 3,5% ante 2023. Houve elevação também no número de animais na Região Norte: alta de 3,6% no rebanho de caprinos e aumento de 7,3% no de ovinos. A Bahia é o principal Estado para ambas as criações, com 31,6% de todos os caprinos do País e 23,5% dos ovinos.

Pernambuco ocupava o segundo lugar em ambas as criações, com 25,7% dos caprinos brasileiros e 18,0% dos ovinos. O ranking de principais municípios criadores de caprinos é composto apenas por baianos e pernambucanos: Casa Nova (Bahia), Juazeiro (Bahia), Floresta (Pernambuco), Curaçá (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). A lista de maiores criadores de ovinos segue lógica semelhante: Casa Nova (Bahia), Juazeiro (Bahia), Dormentes (Pernambuco), Remanso (Bahia) e Afrânio (Pernambuco). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.