17/Sep/2025
Segundo a JBS, o Brasil reúne as melhores condições para ampliar a oferta global de alimentos de forma sustentável, em um cenário de aumento populacional e de renda no mundo. O Brasil é o país com maior capacidade de crescer na produção de alimentos de forma sustentável para atender à crescente demanda mundial. Essa competitividade está presente em todas as proteínas. O Brasil produz frango de forma tão competitiva quanto os Estados Unidos, o mesmo vale para suínos, e em bovinos o Brasil é até mais competitivos que os norte-americanos. O Brasil tem espaço para avanços significativos em produtividade.
O País tem o dobro do rebanho norte-americano e produz a mesma tonelada de carne bovina. Isso se explica por genética e nutrição. Outro ponto citado é a integração entre lavoura e pecuária. Quanto mais a agricultura cresce, mais a pecuária se desenvolve junto. Agora, com o avanço do etanol e a disponibilidade do DDG (subproduto da produção de etanol a partir do milho, utilizado na ração animal), essa combinação ficou ainda mais perfeita. O Brasil vai ganhar maior protagonismo no mercado internacional e deve ampliar ainda mais sua participação no market share global.
Ainda, a Europa pode se tornar um foco estratégico para a expansão da JBS nos próximos anos. A Europa tem muita oportunidade. O setor está fragmentado, não teve a consolidação que aconteceu no Brasil e nos Estados Unidos. A empresa tem limitações para realizar aquisições nos Estados Unidos e no Brasil em função da regulação pelos órgãos antitruste. Assim, o crescimento nesses países deve ocorrer de modo orgânico e com a expansão em produtos processados. Além da expansão geográfica, a JBS aposta em produtos de valor agregado. Os produtos com marca de valor agregado são um dos principais focos de crescimento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.