12/Sep/2025
A JBS avaliou que a China continuará sendo um destino estratégico para as exportações brasileiras de proteínas, mas ressaltou a necessidade de diversificação. O Brasil abriu muitos mercados recentemente, como a Indonésia, por exemplo, onde há um potencial enorme. No caso da carne bovina, ainda há um grande potencial de crescimento do mercado chinês. O consumo era de 4,5 quilos per capita, hoje está em torno de 8 a 9 quilos per capta. Ainda assim, é muito baixo. Com aumento do poder aquisitivo, existe um espaço enorme para crescer o consumo.
A carne bovina tende a se consolidar como a “carne nobre” em países que aumentam a renda da sua população. Conforme a renda aumenta, cresce a demanda por carne bovina. O frango também cresce, mas se existe um produto associado à ascensão de renda, esse produto é a carne bovina. A China é o maior produtor mundial de carne suína, responsável por 50% da produção global, e tem produção de frango, mas abre espaço para importações de cortes específicos. Os pés de frango são considerados um prato sofisticado na China. Outro caso é a asa de frango, que tem altíssima valorização. Isso abre espaço para o Brasil continuar exportando. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.