ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Sep/2025

Leite cru: aquisição cresce no 2º trimestre de 2025

Segundo os resultados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10/09), a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no País somou 6,50 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025. O montante representa uma elevação de 9,4% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve queda de 1,0%. Trata-se da maior aquisição de leite nesses estabelecimentos para um segundo trimestre de toda a série histórica. O preço médio do leite pago ao produtor ficou em R$ 2,75 por litro no segundo trimestre de 2025, um aumento de 5,4% em relação ao mesmo trimestre de 2024. Em relação ao quarto trimestre de 2024, houve recuo de 0,4% no preço.

A Região Sul concentrou 40,7% da captação de leite cru, seguida pelas Regiões Sudeste (35,9%), Centro-Oeste (10,5%), Nordeste (9,4%) e Norte (3,5%). O acréscimo de 559,06 milhões de litros de leite captados em nível nacional no segundo trimestre de 2025 ante o segundo trimestre de 2024 foi decorrente de aumentos registrados em 20 das 26 Unidades da Federação participantes da Pesquisa Trimestral do Leite, com destaque para os acréscimos registrados no Rio Grande do Sul (+122,06 milhões de litros), Paraná (+120,04 milhões de litros) e Minas Gerais (+74,15 milhões de litros). As reduções mais significativas ocorreram no Espírito Santo (-3,98 milhões de litros), Alagoas (-2,64 milhões de litros) e Mato Grosso (-2,51 milhões de litros). Minas Gerais manteve a liderança no ranking de aquisição de leite, com 23,8% da captação nacional, seguido por Paraná (15,7%) e Santa Catarina (12,7%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.