21/Aug/2025
A BRF vai criar um centro de inovação em sua nova fábrica de alimentos processados em Jeddah, na Arábia Saudita. A iniciativa se dá em parceria com a Halal Products Development Company (HPDC), ligada ao fundo soberano Public Investment Fund (PIF). O investimento faz parte da estratégia de expansão da companhia no Oriente Médio, em linha com a Visão 2030 do governo saudita. O investimento na criação de um centro de inovação em Jeddah é um passo estratégico para consolidar a presença da BRF na Arábia Saudita. A integração entre pesquisa, tecnologia de ponta e talento local permitirá à empresa atender às necessidades específicas dos consumidores locais.
O complexo contará com três laboratórios especializados: físico-químico, para controle de qualidade; microbiológico, focado em biossegurança; e sensorial, dedicado a avaliar sabor, aroma, textura e aparência dos produtos. A iniciativa busca atender tanto aos requisitos regulatórios quanto às expectativas do mercado Halal. Além da pesquisa em alimentos, a BRF e a HPDC vão implementar um centro de excelência voltado à gestão de dados e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional. A iniciativa fortalece a posição do país como referência mundial no setor Halal. O centro de inovação representa um passo significativo na missão da HPDC de construir um ecossistema Halal de classe mundial e posicionar a Arábia Saudita como um centro global Halal.
A fábrica de Jeddah, anunciada em abril, terá capacidade de produção anual estimada em 40 mil toneladas e investimento inicial de US$ 160 milhões. O início das operações está previsto para meados de 2026, com geração de mais de 500 empregos diretos, incluindo profissionais especializados que atuarão no Centro de Inovação. Presente no Oriente Médio há mais de 50 anos, a BRF lidera o mercado regional com a marca Sadia. Em 2025, a companhia fortaleceu sua presença na Arábia Saudita com a joint venture BRF Arabia e a aquisição de 26% da Addoha Poultry Company, passando a produzir aves Halal também em território saudita. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.