ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Aug/2025

Boi: lanchonetes dos EUA enfrentam preços altos

A tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump a produtos do Brasil está fazendo com que lanchonetes nos Estados Unidos busquem fornecedores de carne bovina em outros países. Segundo a JBS USA, que processa cerca de um quarto da carne bovina dos Estados Unidos, importadores norte-americanos provavelmente recorrerão a outros países com grandes rebanhos bovinos, como a Austrália. O problema é que a Austrália e outros países exportadores de carne não têm capacidade suficiente para substituir completamente o Brasil.

O Brasil é responsável por 27% da carne bovina importada pelos Estados Unidos, a maior participação entre todos os países. As importações de carne moída brasileira de janeiro a maio dobraram em relação a igual período do ano passado. Os preços da carne bovina nos Estados Unidos atingiram recordes nos últimos meses devido a uma escassez prolongada de gado no país. Os preços da carne moída no varejo aumentaram quase 12% em julho na comparação anual. As empresas de carne costumam misturar cortes com maior teor de gordura com cortes mais magros para criar a mistura ideal para hambúrgueres.

O aumento dos preços, combinado com uma oferta doméstica restrita, tornou a obtenção de carne moída magra um desafio para restaurantes. Até que a oferta de outros países esteja disponível, o restante da carne magra necessária para os hambúrgueres terá de vir do chamado "round primal" (cortes mais magros do traseiro bovino) do gado norte-americano. Esse corte é normalmente usado para bifes, e direcioná-lo para carne moída pode restringir ainda mais a oferta e aumentar os preços. Essa carne magra terá de vir de algum lugar. As coisas vão ter que mudar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.