ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2025

Frango: gripe aviária foi em granja da Vibra Foods

A Vibra Foods revelou que o foco de gripe aviária registrado no Brasil ocorreu em uma granja comercial da empresa, na cidade de Montenegro (RS). Foi uma fatalidade. O Ministério da Agricultura passou uma semana no local tentando achar algum furo na tela por onde pudesse ter entrado algo de fora, mas não achou. A companhia segue protocolos rígidos de biossegurança baseados no Plano Nacional de Sanidade Avícola, incluindo barreiras sanitárias e malha de proteção para impedir a entrada de pássaros.

O que coube à empresa foi agir de forma rápida e organizada, em atuação conjunta com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). O Ministério da Agricultura foi fundamental para conter o episódio. Os concorrentes apoiaram a empresa. A BRF forneceu uma quantidade de pintos. JBS e GT Foods também colaboraram. O impacto foi significativo: foram eliminados cerca de 20 milhões de ovos. A produção foi retomada já na semana seguinte, após eliminação do lote, desinfecção e higienização das instalações.

O caso ampliou a percepção dos desafios da avicultura brasileira, já que registros da doença passaram a ocorrer também fora do litoral, atingindo Estados como Minas Gerais e São Paulo. O alerta é maior, e os cuidados foram redobrados. Existe uma retaguarda importante, que é a estrutura governamental, que deu um apoio, assim como as entidades do setor e a própria indústria. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.