08/Aug/2025
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) iniciou nesta quinta-feira (07/08) a primeira edição do Road Show Internacional “No borders for food: Parcerias para segurança alimentar”, com um seminário nas Filipinas voltado à defesa do comércio agropecuário baseado em regras sanitárias claras e alinhadas às diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A ação faz parte do projeto setorial da ABPA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem como objetivo fortalecer a adoção de critérios técnicos internacionais, como forma de preservar e ampliar o acesso a mercados estratégicos, além de contribuir para a manutenção do fluxo de comércio e da segurança alimentar global. O lançamento ocorre em um momento em que o Brasil superou o primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves comerciais. O seminário inaugural será realizado durante feira em Manila.
Após as Filipinas, o road show deve seguir por outros mercados estratégicos para a proteína brasileira, como China, União Europeia, África do Sul, México, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita. São mercados cujas importações de produtos brasileiros superam os US$ 5 bilhões. Por isso, a ideia é fomentar o diálogo técnico com autoridades e importadores, fortalecendo comunidades locais que defendam o comércio justo e baseado em evidências, sempre à luz das normas da OMSA. O road show também contará com a participação de autoridades do governo brasileiro e lideranças internacionais da área de saúde animal, reforçando a atuação conjunta para garantir previsibilidade regulatória e segurança alimentar no cenário global. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.