ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2025

Carnes: fusão Marfrig-BRF aguarda aval do Cade

Os conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverão homologar o despacho do presidente Gustavo Augusto Freitas de Lima referente à fusão entre BRF e Marfrig. Na semana passada, o presidente determinou a reclassificação da análise do caso de rito sumário para ordinário, diante da complexidade da operação e de potenciais riscos à concorrência no mercado de carne bovina in natura. A homologação da decisão cabe ao plenário. A principal preocupação é com a participação da Saudi Agricultural and Livestock Investment Company (Salic), fundo da Arábia Saudita controlado pelo fundo soberano do país, no controle da empresa resultante da fusão e na Minerva. O Cade já vinha querendo aprofundar essa discussão em torno do fundo saudita há algum tempo. Essa participação no controle das empresas é a grande dúvida do órgão concorrencial no processo.

Caso a decisão seja, de fato, homologada, a tendência é aguardar as novas informações das requerentes, que precisam ser apresentadas em formulário completo, para, a partir daí, ser verificada a necessidade de mais alguma instrução. A depender do resultado da instrução, pode ser necessária alguma restrição. Na semana passada, o Cade já determinou a intimação da Salic e de sua subsidiária SIIC para que prestem esclarecimentos sobre suas participações acionárias e possíveis vínculos com três gigantes do setor de carnes: Minerva, Marfrig e BRF. O Cade solicitou que a Salic e a SIIC informem, em até dez dias, se detêm controle direto ou indireto nas três companhias, qual o tamanho de suas participações, com ou sem direito a voto, e se possuem contratos ou opções que lhes permitam ampliar suas fatias. Também deverão esclarecer se há negociações em curso para troca de ações ou mudanças no quadro acionário, além de contratos de fornecimento ou integração vertical com as empresas envolvidas.

Na terça-feira (05/08), as empresas anunciaram, em fato relevante conjunto, que a operação de incorporação de ações da BRF pela Marfrig foi aprovada pelos acionistas das duas companhias, em assembleias gerais extraordinárias realizadas separadamente. A transação é parte de um processo iniciado em 2021, quando a Marfrig começou a adquirir participação na BRF. Com a aprovação dos acionistas, o plano ganha força e avança rumo à criação de uma nova companhia de escala global no setor de proteína animal e alimentos processados, a MBRF Global Foods Company. Com presença em mais de 100 países, mais de 130 mil colaboradores e capacidade produtiva de cerca de 8 milhões de toneladas por ano, a MBRF surge como uma gigante do setor de alimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.