ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Aug/2025

Carnes: medidas para mitigar impactos do tarifaço

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (04/08) que há expectativas para o setor de pescados na abertura de mercado ao Reino Unido e à Comunidade Europeia, em uma das frentes possíveis para mitigar o impacto da queda de exportações aos Estados Unidos a partir da vigência da tarifa de 50%. Fávaro disse que há muitos mercados na fila sanitária para futura abertura. O governo deve intensificar esse processo.

Além disso, a Pasta avalia algumas regulamentações internas que podem aumentar a demanda e consumo de produtos agrícolas dentro do Brasil. Fora o esforço para abertura de mercado, a retomada das vendas para países que de alguma forma pausaram o comércio em determinados setores é outra linha de atuação. O impacto da gripe aviária nas exportações será neutralizado em breve.

Segundo o ministro, o Japão já fez auditoria para a carne bovina recentemente, o que o coloca como um forte destino em potencial. A ideia é priorizar as medidas para produtos mais dependentes do mercado norte-americano. Em outra frente, Fávaro ressaltou que duas plantas frigoríficas foram habilitadas no Vietnã. O governo está reforçando as negociações com outras nações para a abertura de vendas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.