05/Aug/2025
Depois de alcançar em 2024 o maior volume de todos os tempos, as exportações brasileiras de ovos férteis destinados à produção de pintos de corte tendem a registrar em 2025 o menor volume dos últimos três anos. A queda se acentuou no fim do primeiro bimestre com o registro de foco de IAAP na avicultura comercial, mas a redução nos embarques vem desde o final do ano passado, expondo as dificuldades do setor para atender a demanda interna.
O recorde nos embarques dos últimos 12 meses foi registrado em outubro do ano passado, ocasião em que o volume exportado ficou próximo dos 37,5 milhões de unidades (pouco mais de 100 mil caixas), aumentando 13% em relação a outubro de 2023 e quase 40% em relação ao mês anterior. Mas, desde dezembro/2024, os embarques mensais foram ficando significativamente menores que os realizados um ano antes, indicando que o setor produtivo enfrentava dificuldades para atender, primordialmente, a demanda interna. Em maio/2025, com o registro de IAAP na avicultura comercial, o País declarou autoembargo de todas as exportações avícolas e, a partir da segunda quinzena do mês, todos os embarques foram temporariamente suspensos.
Com os importadores reconhecendo o encerramento do foco, os embarques foram retomados em junho, mas ficaram limitados no mês a perto de 12 milhões de unidades, menos de um terço do alcançado oito meses antes. Como resultado, o total exportado no semestre inicial de 2025 não passou dos 125 milhões de unidades, recuando mais de 40% em relação ao mesmo semestre do ano passado. O volume acumulado em 12 meses, de 290 milhões de unidades, apresentou retração de 23% em comparação a idêntico período anterior Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.