21/Jul/2025
Autoridades do Canadá e da Nova Zelândia chegaram a um acordo sobre uma disputa comercial envolvendo o sistema canadense de proteção ao setor leiteiro doméstico. A Nova Zelândia tinha iniciado a disputa comercial envolvendo o regime de gestão de oferta do Canadá em 2022, sob os termos do tratado comercial Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica, citando acesso restritivo ao mercado canadense para laticínios. As negociações entre autoridades dos dois países avançaram depois que a Nova Zelândia obteve decisão favorável em um julgamento de painel de disputas comerciais, que afirmou que as ações do Canadá eram inconsistentes com os termos do tratado comercial.
Os dois países não detalharam exatamente o que o Canadá concordou em mudar em seu sistema de comércio de laticínios. O Ministério do Comércio da Nova Zelândia afirmou estar satisfeito que a disputa tenha sido resolvida e os exportadores neozelandeses têm garantido um melhor acesso ao mercado canadense. O Canadá se comprometeu a fazer mudanças significativas no regime de gestão de oferta que melhorariam o acesso dos exportadores neozelandeses ao mercado canadense. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia criticado o sistema canadense de tarifas e limites de importação de lácteos. Ele reiterou sua aversão ao sistema de gestão de oferta do Canadá em uma carta na semana passada ao primeiro-ministro Mark Carney.
Sob a gestão de oferta, conselhos governamentais canadenses definem os preços para produtos lácteos, ovos e aves, e impõem cotas aos produtores domésticos para manter o controle dos suprimentos. O Canadá também limita as importações e impõe tarifas elevadas quando esses limites são excedidos. Carney afirmou que o sistema de importação de laticínios está fora de questão em qualquer negociação com os Estados Unidos sobre comércio. Uma pesquisa do Instituto Angus Reid indicou que metade dos canadenses não quer que Carney ceda na gestão de oferta em suas conversas com Trump. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.