ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jul/2025

Frango: Japão suspende compras de SP e Sorocaba

O Japão suspendeu a importação de frango e derivados, além de ovos, dos municípios de Sorocaba e São Paulo, após a confirmação de casos de gripe aviária em aves de produção de subsistência (fundo de quintal) nesses dois municípios. Também está suspensa pelo Japão a entrada de aves vivas e de ovos férteis provenientes de todo o estado de São Paulo. O embargo foi informado no site do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF). As medidas valem a partir de 12 de julho para São Paulo e 14 de julho para Sorocaba.

Produtos abatidos ou industrializados antes destas datas com certificado de garantia de que foram armazenados de forma segura até a exportação não estão sujeitos à suspensão. Além dos novos embargos, o governo japonês mantém a suspensão sobre produtos provenientes de Montenegro, no Rio Grande do Sul, de Campinápolis, em Mato Grosso, Santo Antônio da Barra, em Goiás, e Meleiro, em Santa Catarina. A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) prevê que as notificações em aves silvestres e ou de subsistência não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas e não interferem no status sanitário do país.

Entretanto, o entendimento adotado pelo Japão prevê a suspensão das importações a partir de casos em produção de subsistência. Neste ano, o Japão concordou em regionalizar por município o protocolo de IAAP acordado com o Brasil, conforme proposto pelo Ministério da Agricultura. Com isso, os embargos à carne de frango importada do Brasil serão restritos apenas aos municípios com casos confirmados de gripe aviária em produção de subsistência ou comercial. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.