ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jul/2025

Carnes: JBS quer crescer em alimentos preparados

O segmento de alimentos preparados é o principal foco da estratégia de crescimento da JBS. O objetivo é ampliar margens e se aproximar do consumidor final. O olhar para o setor faz parte de um plano mais amplo que inclui a listagem das ações nos Estados Unidos e a negociação de BDRs no Brasil, um movimento que busca destravar valor para a companhia e atrair uma base maior de investidores. A empresa tem como crescer mais em carne bovina, em frango e em carne suína nas localidades onde atua, dada a relevância, mas tem muito para crescer na parte de alimentos preparados. Essa vertical permitirá à empresa chegar mais perto do consumidor para integrar nossa produção e ganhar uma margem maior e mais estável. Essa expansão será realizada tanto de forma orgânica quanto com eventuais aquisições.

Está sendo feito com investimento orgânico, mas também há ambições de fazer isso com investimento inorgânico. A nova estrutura de capital e governança, com a listagem nos Estados Unidos, também visa permitir à JBS integrar índices relevantes do mercado norte-americano, como o Russell, o FTSE e, eventualmente, o S&P 500. Estar nesses índices pode atrair grandes fundos. Hoje, a Tyson Foods, principal concorrente da JBS nos Estados Unidos, está presente no S&P 500 e recebe investimentos significativos desses fundos. A Vanguard tem alocado US$ 2,2 bilhões na Tyson e US$ 190 milhões na JBS.

Apesar de a JBS apresentar melhores resultados operacionais do que a Tyson em diversos indicadores, incluindo crescimento de receita, Ebitda e margem e retorno sobre o capital investido, suas ações são negociadas a múltiplos menores. A JBS hoje é negociada entre quatro vezes e meia a cinco vezes o Ebitda, enquanto os concorrentes nos Estados Unidos ou na Europa são negociados a oito, oito vezes e meia. A visibilidade junto aos investidores norte-americanos é fundamental para reduzir a defasagem de valor de mercado. O primeiro passo é trazer a JBS para o radar desses investidores, que muitas vezes não conheciam a companhia. O segundo é se tornar elegível aos fundos passivos que seguem os principais índices. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.