ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2025

Frango: Brasil pede que UE retome as importações

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, pediu à União Europeia o reconhecimento do Brasil como País livre de gripe aviária para retomada das exportações do frango brasileiro ao bloco. A solicitação foi feita por Fávaro ao comissário de Saúde e Bem-Estar Animal da União Europeia (UE), Olivér Várhelyi, em reunião por videoconferência na quinta-feira (10/07). O comissário europeu pediu informações adicionais ao governo brasileiro para análise da retomada das importações. O Ministério da Agricultura afirmou que o encontro visava discutir os próximos passos para a retirada das restrições impostas pelo bloco europeu às exportações de carne de frango brasileira, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial em Montenegro (RS), em maio deste ano.

Até o momento, estão suspensas exportações de frango de todo o território brasileiro para o bloco europeu desde 16 de maio, conforme previsto no protocolo acordado entre o Brasil e a União Europeia. Carlos Fávaro afirmou ao comissário europeu que o País já concluiu todas medidas exigidas e que já recuperou o status de livre da doença junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O Brasil cumpriu todos os protocolos, controlou o foco e, conhecendo os regulamentos sanitários brasileiros e europeus e sua equivalência, com as devidas particularidades, foi feita a solicitação formal do reconhecimento, também por parte da União Europeia, do Brasil como país livre da gripe aviária. O comissário europeu solicitou informações adicionais ao governo brasileiro para a retomada das importações. Olivér Várhelyi agradeceu a transparência do governo brasileiro em relação ao caso e reconheceu a agilidade das autoridades na contenção da doença.

Várhelyi afirmou que as regras da União Europeia vão além dos parâmetros definidos pela OMSA. Ainda é preciso informações adicionais sobre o programa de vigilância do Brasil. Trata-se de um procedimento técnico e rotineiro, aplicado de forma uniforme tanto a países terceiros quanto aos próprios Estados-membros da União Europeia. Fávaro prometeu celeridade da pasta para atender às exigências adicionais da União Europeia. O ministro afirmou estar confiante de que, com o envio das informações complementares solicitadas, o Brasil terá seu status sanitário devidamente reconhecido pela União Europeia, permitindo a retomada plena das exportações de carne de frango. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.