ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2025

Boi: Vietnã habilita 1ª planta brasileira à exportação

O Vietnã habilitou o primeiro frigorífico brasileiro para exportação de carne bovina ao país. A planta da JBS S/A de Mozarlândia (Goiás - SIF 4507), unidade da Friboi, obteve o aval para exportar carne bovina ao Vietnã, conforme informações do Departamento de Pecuária e Medicina Veterinária do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã. O frigorífico poderá exportar cortes bovinos resfriados e congelados. A habilitação foi conferida ao frigorífico com data de 28 de junho. A unidade de Mozarlândia é uma das maiores plantas industriais da JBS no País. O Vietnã abriu o mercado para carne bovina brasileira em março deste ano, durante viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. O país consome cerca de 300 mil toneladas de carne bovina por ano e é considerado um mercado estratégico para a proteína nacional.

O Brasil espera alcançar pelo menos 30% desse mercado no médio prazo. O acesso ao Vietnã era uma ambição antiga da indústria brasileira de carnes que vê potencial de o país se tornar um hub para a Ásia e Sudeste Asiático. A habilitação da primeira planta frigorífica brasileira para o Vietnã consolida um esforço conjunto entre o Ministério da Agricultura, o setor privado, os associados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e toda a cadeia produtiva da carne bovina. Foram meses de diálogo técnico, visitas ao país e construção de confiança. O Vietnã surge como um mercado estratégico na política de diversificação de destinos para a carne brasileira.

Há um pedido do governo brasileiro de habilitação de mais 34 frigoríficos pelo Vietnã. Outras 12 plantas aptas a exportar ao país devem ser anunciadas nesta semana durante visita do primeiro-ministro do Vietnã ao Brasil, Pham Minh Chính, para participação na cúpula do Brics. Na ocasião, deve ocorrer um ato simbólico entre os países como marco da primeira exportação. O processo de habilitação de frigoríficos ao Vietnã é documental. O Ministério da Agricultura faz o pedido da autorização para os frigoríficos aptos de acordo com os requisitos sanitários acordados, as empresas interessadas apresentam os documentos e a autoridade sanitária vietnamita analisa a documentação e concede o aval para exportação para os frigoríficos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.