24/Jun/2025
A produção de suínos e aves e o meio ambiente podem ser impulsionados por meio de tecnologia aprimorada de água, de acordo com uma nova pesquisa. A empresa britânica de tecnologia agrícola Oxcel obteve resultados bem-sucedidos em seus testes financiados pela Innovate UK, que foram realizados em colaboração com o Rural College da Escócia (SRUC) e o Agri-Tech Centre do Reino Unido. O modelo Água como Serviço (WaaS) foi testado em fazendas comerciais no leste da Inglaterra e na SRUC. O sistema de nanobolhas transforma a água potável comum quadruplicando o oxigênio dissolvido.
Essa tecnologia permite que os agricultores alcancem padrões mais elevados de bem-estar animal, maiores ganhos de peso vivo e melhor economia agrícola sem a necessidade de interromper a infraestrutura existente na fazenda. Os testes de validação mostraram que a água potável enriquecida com oxigênio melhora significativamente o bem-estar dos frangos de corte, incluindo a redução de queimaduras no jarrete e listras brancas, melhorando a condição das penas e a saúde intestinal, além de aumentar a produção de proteína. Os testes mostraram que melhorias no bem-estar e aumentos nos lucros podem andar de mãos dadas.
Segundo a Oxcel, a tecnologia ajuda a impulsionar a transição para uma produção sustentável nos setores de pecuária intensiva. Segundo a SRUC, a qualidade da água é vital para a saúde animal, mas frequentemente negligenciada. A pesquisa demonstrou que a água enriquecida com oxigênio pode melhorar significativamente o bem-estar e a qualidade da carne, oferecendo aos produtores uma solução prática e não farmacêutica para aprimorar os padrões de produção. O próximo passo é expandir as parcerias agrícolas. A Oxcel está se engajando com investidores para expandir sua tecnologia, agora com patente pendente, no Reino Unido e internacionalmente. Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.