ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jun/2025

Boi: exportação e clima favorável sustentam preços

O Itaú BBA avalia que o mercado do boi gordo atravessa um momento favorável, impulsionado pelo bom desempenho das exportações e por condições climáticas que têm limitado a pressão de oferta. A demanda externa tem absorvido bem o volume elevado de produção brasileira, o que garante suporte aos preços. O cenário também é positivo para a indústria, dados os repasses de preços que vêm ocorrendo, principalmente nas exportações. Além disso, o spread interno (diferença entre o preço da carne vendida e o custo da arroba) permanece em níveis razoáveis.

As chuvas mais prolongadas neste ano colaboraram para a boa condição dos pastos, o que deve resultar em um período mais curto de desova de bovinos e redução da pressão da oferta. O volume de gado para abate, principalmente fêmeas, deve moderar. Apesar desse ajuste na oferta, o confinamento continua atrativo. As margens seguem interessantes, em parte por causa do custo mais baixo do milho no segundo semestre. A curva futura do preço do boi gordo também tem oferecido boas oportunidades de hedge, especialmente para entregas no último trimestre do ano. No front externo, o cenário permanece construtivo.

Os volumes exportados continuam a crescer em relação ao ano anterior e, mais recentemente, têm sido acompanhados por aumentos nos preços de embarque, o que possibilita a evolução do preço do boi sem pressão no spread da indústria. O mercado doméstico ainda representa um desafio. O excesso de carne de frango tem pressionado as cotações da ave e ampliado sua competitividade frente à carne bovina, o que limita o repasse de preços no varejo. O preço do bezerro deve continuar subindo, acompanhando a firmeza do mercado de boi gordo. Há pouco espaço para a melhora da relação de troca para o terminador. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.