ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jun/2025

Frango: África do Sul retoma importação do Brasil

A África do Sul voltou a comprar carne de frango do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, informou o Ministério da Agricultura. A decisão foi comunicada ao governo brasileiro na quarta-feira (18/06) e passou a valer a partir desta quinta-feira (19/06). Até então, o país havia suspendido a entrada da carne de frango de todo o território brasileiro, após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial em Montenegro (RS) em 16 de maio. Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 20 destinos. Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Mauritânia, Argentina, Timor Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.

A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país. As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 Km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores. Há ainda 16 mercados para os quais estão impedidas as exportações de frango proveniente do Rio Grande do Sul. É o caso da Arábia Saudita, México, Kuwait, Reino Unido, Omã, União EuroAsiática (Rússia, Belarus, Armênia, Quirguistão), Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

O Japão, os Emirados Árabes Unidos, Catar e Jordânia suspenderam as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado, conforme prevê o protocolo acordado pelos países com o Brasil. Outros 18 mercados limitaram a suspensão dos embarques para um raio de 10 quilômetros do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). A expectativa do governo é de que após o fim do vazio sanitário de 28 dias, concluído na quarta-feira (18/06), e encerramento do foco da doença em plantel comercial mais países importadores flexibilizem as restrições sobre o frango nacional. O governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As conversas já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.