ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jun/2025

Frango: tendência de alta no preço global da carne

Transcorrido um mês da interrupção quase total das exportações brasileiras de carne de frango, por força do auto embargo decorrente de caso de IAAP na avicultura comercial, o preço do produto no mercado internacional ainda não deu sinais de recuperação. O Brasil responde por uma fatia de cerca de 40% do comércio do setor e sua ausência deve implicar em forte valorização do produto. A atual letargia dos preços externos está na existência de grandes estoques no mercado internacional, fato habitualmente mencionado pela FAO ao divulgar, a cada mês, os preços internacionais das carnes.

Em julho de 2024. foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) a ocorrência de um caso de Doença de Newcastle em uma ave de criação comercial no Rio Grande do Sul, fato que, de imediato, paralisou todas as exportações do setor. O caso foi encerrado cerca de três semanas depois, mas a reação nos preços da carne de frango só ocorreu no final daquele mês, ou seja, entre seis e sete semanas após a divulgação da ocorrência.

Foi quando a cotação do produto ultrapassou pela primeira vez em quase dois anos a barreira dos US$ 2.000,00 por tonelada, aumentando 10% tanto em relação ao mês anterior como ao mesmo mês de 2023. Já se projeta, para os próximos meses, aumento de até 14% nos preços internacionais do produto. Ou seja: a tendência é ultrapassar, novamente, a barreira dos US$ 2.000,00 por tonelada. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.