ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2025

Carnes: votação de acionistas na fusão Marfrig-BRF

Acionistas de Marfrig e BRF votarão nesta quarta-feira (18/06) para aprovar ou rejeitar a fusão das companhias. A união foi anunciada em 15 de maio e pode tornar a BRF subsidiária integral da Marfrig, com a criação da MBRF. A nova empresa nasce com faturamento de R$ 152 bilhões, o que a colocaria como a sétima maior do País. Os dados preliminares da votação à distância da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da BRF indicam que os acionistas minoritários demonstraram apoio majoritário à proposta de incorporação da companhia pela Marfrig. Segundo a BRF, a proposta recebeu aprovação de 35,41% das ações com direito a voto (135.325.991 ações), enquanto 16,03% (61.271.356 ações) foram contrárias e 48,56% (185.558.601 ações) se abstiveram.

O resultado consta do mapa sintético consolidado de votação antecipada para a AGE. A assembleia vai deliberar sobre a proposta de incorporação da totalidade das ações da BRF (exceto as já detidas pela Marfrig) pela Marfrig. Os percentuais de aprovação (35% a 16%) se repetem nas demais deliberações da pauta, como a ratificação da nomeação da Apsis Consultoria Empresarial como empresa avaliadora da operação, a aprovação dos laudos de avaliação sobre o valor de mercado das ações da BRF e da relação de troca com base no patrimônio líquido das duas companhias, além da autorização à administração da BRF para executar os atos necessários à consumação da incorporação. O mapa de votação considera os votos enviados por acionistas via agentes de custódia, escriturador e diretamente à companhia, representando 24% do total de ações emitidas, excluindo os papéis em tesouraria.

Em 15 de maio, Marfrig e BRF anunciaram a assinatura do protocolo que estabelece os termos da operação, que poderá consolidar uma das maiores empresas globais do setor de alimentos, com presença relevante no mercado de proteínas. Se aprovada, a BRF se tornará uma subsidiária integral da Marfrig, que continuará listada no Novo Mercado da B3. A proposta prevê que os acionistas da BRF (exceto a própria Marfrig) receberão 0,8521 ação ordinária da Marfrig para cada ação da BRF. Como parte da reestruturação, está prevista também a mudança da razão social da Marfrig para MBRF Global Foods Company S.A., nome que busca refletir a integração entre as duas companhias. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.