ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2025

Lácteos: preços estão em alta no mercado global

Segundo o RaboResearch, o cenário atual dos mercados globais de laticínios é positivo. Os preços internacionais dos produtos lácteos estão elevados e há tendências de alta, inclusive nos Estados Unidos. É provável que surjam pressões negativas na segunda metade do ano, causadas pelo aumento da oferta e pela incerteza em relação à demanda. Mesmo assim, esse movimento deve ser uma correção natural após um período de forte desempenho. Nos últimos meses, os preços das commodities lácteas globais continuaram subindo em quase todas as principais regiões exportadoras, contrariando expectativas e desafios econômicos. Apesar disso, o crescimento da produção de leite tem sido moderado. Para o restante de 2025, o setor deverá lidar com uma combinação de sinais otimistas de oferta e fundamentos de demanda ainda frágeis.

A produção está projetada para acelerar, com crescimento estimado de 1,1% no segundo trimestre e 1,4% no terceiro (o maior aumento trimestral desde o início de 2021), impulsionado principalmente pelos Estados Unidos, União Europeia e América do Sul. No total, o RaboResearch prevê que a produção dos “Sete Grandes” (Big 7) alcance 326,7 milhões de toneladas em 2025, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, equivalente a 3,2 milhões de toneladas a mais, o maior ganho anual em volume desde 2020. Em muitas economias, o sentimento do consumidor enfraqueceu em meio às condições econômicas globais instáveis e incertas. Diversos fatores estão pesando sobre as perspectivas de demanda, entre eles: níveis quase recordes de baixa confiança do consumidor nos Estados Unidos, indicadores preocupantes de dificuldades econômicas na China e dados em queda nas vendas de restaurantes e empresas de bens de consumo embalados em várias regiões. Os preços no varejo dos produtos lácteos sofreram deflação em quase todas as regiões em parte de 2024.

No entanto, os preços mais altos do leite e dos derivados na segunda metade de 2024 continuaram em 2025, refletindo-se em valores mais elevados para os consumidores tanto no varejo quanto no food service. Enquanto isso, os preços das commodities aumentaram. O leite em pó integral da Oceania ultrapassou US$ 4.300,00 por tonelada pela primeira vez desde abril de 2022, e a Fonterra anunciou uma previsão recorde de NZ$ 10,00 por KgMS (cerca de US$ 0,52 por litro) para a safra 2025/2026. Nos Estados Unidos, a maioria das commodities lácteas manteve tendências altistas até o final de maio, e as exportações de laticínios permaneceram fortes no primeiro trimestre, mesmo com a ameaça de tarifas retaliatórias por parte da China e do Canadá. As tensões comerciais em curso e a volatilidade tarifária são riscos-chave. Os conflitos comerciais globais continuam elevados, com tarifas instáveis e mudanças rápidas surgindo semanalmente. Esses fatores estão influenciando os fluxos globais de comércio de laticínios. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.