ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2025

Marfrig-BRF: Minerva participará da análise da fusão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) admitiu, por meio de despacho publicado na quinta-feira (12/06), a habilitação da Minerva como terceira interessada no processo de análise da incorporação da BRF pela Marfrig. Em seu pedido, a Minerva aponta riscos concorrenciais, especialmente pela presença da Salic no capital da BRF e da própria empresa. Para a Minerva, a operação coloca a Salic "em uma posição relevante que possibilitaria acesso a informações privilegiadas que podem vir a gerar risco de alinhamento entre Minerva e Marfrig como consequência". A Salic é o braço do fundo soberano da Arábia Saudita para o setor de alimentos.

A manifestação da Minerva ocorre no âmbito do Ato de Concentração nº 08700.005409/2025-01, referente à proposta de fusão entre duas das maiores empresas do setor de proteína animal no Brasil. A partir da decisão, a Minerva poderá acompanhar o andamento do processo e apresentar manifestações que subsidiem a análise técnica e jurídica da operação. O despacho também prevê prazo de 15 dias, a partir da publicação, para eventual interposição de recurso administrativo ao Tribunal do Cade. A petição destaca ainda a necessidade de análise mais aprofundada sobre o mercado de processados de carne, com ênfase no poder de compra e no impacto da operação no segmento de food service e no chamado "poder de portfólio", a capacidade de grandes grupos influenciarem negociações pela diversidade de produtos ofertados.

Na decisão do Cade que incluiu a Minerva como terceira interessada no processo, a Minerva demonstrou, de forma satisfatória, que é agente diretamente afetado pela operação. Além disso, o órgão reconheceu que os argumentos apresentados são pertinentes e úteis para a instrução do processo. Em 4 de junho, a Marfrig e a BRF anunciaram que o Cade havia aprovado, no dia anterior, sem restrições, a incorporação de ações da BRF pela Marfrig. Em fato relevante, as empresas haviam destacado que a aprovação se tornaria definitiva após 15 dias, contados a partir da publicação, caso não houvesse manifestação do Tribunal do Cade ou interposição de eventuais recursos, algo agora realizado pela Minerva.

A Marfrig e a BRF comunicaram ao mercado em 15 de maio a assinatura de um protocolo que prevê a incorporação da totalidade das ações da BRF pela Marfrig, em uma operação que deve criar uma das maiores companhias globais do setor de alimentos, com forte atuação em proteínas animais. A Marfrig já era dona de 50,49% do capital total da BRF. Com a transação, a BRF passará a ser uma subsidiária integral da Marfrig, que continuará listada no Novo Mercado da B3. Como parte da reestruturação, a Marfrig também propôs mudar a sua razão social para MBRF Global Foods Company S/A. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.