ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Out/2019

Boi: China é o principal destino da carne brasileira

A China, importante parceira comercial do Brasil, passou a ser o principal destino da carne brasileira bovina nos últimos dois meses, ultrapassando a até então líder, Hong Kong. Esse contexto deve se intensificar nos próximos meses, tendo em vista que a produção chinesa de carne suína tem sido prejudicada pela peste suína africana (PSA), que tem reduzido drasticamente a oferta doméstica da proteína e elevado, por sua vez, a demanda internacional tanto pela carne suína quanto pela bovina e de frango. Vale lembrar, também, que o país asiático habilitou 17 novas plantas frigoríficas brasileiras a exportar carne à China. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a China foi destino de 40,84 mil toneladas de carne bovina em setembro e Hong Kong, de 23,65 mil toneladas. Assim, de janeiro a setembro/2019, a China comprou individualmente 253,11 mil toneladas de carne bovina e Hong Kong, 252,192 mil toneladas.

A China representou 19,82% de todo o volume de carne bovina embarcada pelo Brasil em 2019 e Hong Kong, 19,75%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a China registra avanço de 11,23% nas compras, enquanto os embarques para Hong Kong se reduziram em 12,7%. Isso mostra que há maior interação entre as empresas brasileiras e o mercado chinês, sem a intermediação de Hong Kong. No acumulado de janeiro a setembro, foram embarcadas 1,276 milhão de toneladas de produtos de origem bovina a todos os destinos, 9,29% a mais que no mesmo período de 2018. China e Hong Kong, juntas, correspondem por 39,57% de todas as vendas brasileiras neste ano, o que representa 505,31 mil toneladas. No mesmo período do ano passado, os dois destinos, juntos, representavam 44,2% das vendas totais, somando, até setembro, 516,45 mil toneladas.

Quanto aos demais destinos, um destaque tem sido os Emirados Árabes Unidos. Os envios de carne bovina ao país mais que triplicaram de janeiro a setembro deste ano frente ao mesmo período de 2018, totalizando 61,8 mil toneladas. Assim, os Emirados Árabes Unidos são o quinto maior destino da carne brasileira. As exportações de carne bovina in natura começaram outubro em ritmo forte, somando, em apenas quatro dias úteis, 31,14 mil toneladas. A média diária de embarques está em 8,03 mil toneladas, contra 5,89 mil toneladas em setembro e 6,17 mil toneladas em outubro do ano passado. Caso esse ritmo se mantenha até o final deste mês, as vendas externas podem somar 160 mil toneladas, um recorde. Mais uma vez, os preços ganham destaque na pauta de exportação, com média de US$ 4.316,17 por tonelada na primeira semana de outubro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.