06/Jun/2025
A Mantiqueira vai iniciar sua expansão internacional pelos Estados Unidos com a construção de unidades próprias desde o zero, em terrenos onde não há estrutura existente. O modelo, conhecido como "greenfield", foi escolhido pela empresa para garantir eficiência, tecnologia atualizada e maior controle da operação. Murilo Pinto, CEO da Mantiqueira USA, já está estabelecido no estado norte-americano do Colorado para liderar a implantação das primeiras granjas. Entre comprar caro, a empresa prefere fazer coisas melhores, com tecnologia, coisas que, de fato, no futuro permitem ter competitividade em relação aos concorrentes. A escolha pelos Estados Unidos se baseia no tamanho do mercado e na força econômica do país. É onde tem um grande consumo, uma grande população e uma economia pujante.
Há uma diferença entre o mercado brasileiro e o norte-americano: enquanto um terço dos ovos consumidos nos Estados Unidos são quebrados e usados pela indústria, no Brasil apenas 10% seguem esse modelo. Há uma oportunidade no Brasil também grande de desvendar esse mercado. A internacionalização ganhou força após a entrada da JBS como sócia da Mantiqueira. Em fevereiro, a companhia comprou 50% das ações com direito a voto. O valor total da empresa foi estimado em R$ 1,9 bilhão. Agora, com a sociedade com a JBS, que tem plataforma em cinco continentes, o ovo pode ser um produto mundial. Está presente em 98% das geladeiras. No Brasil, a Mantiqueira já atua em seis Estados e estuda sua entrada na Região Nordeste, onde ainda não tem operações.
A empresa já tem um projeto pronto na região e está perfurando um poço artesiano para ver se tem água para construir a primeira planta na região. O crescimento do setor de ovos depende da construção de marca e da diferenciação percebida pelo consumidor. A Mantiqueira produz 4 bilhões de ovos por ano e tem capacidade instalada para 22 milhões de galinhas de postura. A empresa trabalha com quatro marcas principais: Happy Eggs (galinhas livres), Fazenda da Toca (orgânicos), Excelente (ovos pasteurizados) e Mantiqueira tradicional (gaiolas). A distribuição cobre todo o País. A empresa está fazendo o que a BRF fez, o que a JBS fez. Colocar o Brasil na mesa da proteína mundial, agora também com o ovo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.