ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jun/2025

Boi: PR atualiza o cadastro de rebanhos até 30/06

O governo do Paraná atualizou, até o dia 31 de maio, o equivalente a 43,4% do rebanho bovino do Estado. Isso equivale a 79 mil propriedades rurais que lidam com bovinos (de leite e de corte), de um total de 184 mil. A campanha de atualização de rebanhos, na qual os pecuaristas devem declarar o número de animais de criação comercial, de quaisquer espécies (de peixes, passando por abelhas, aves e bovinos, entre outros), se encerra no dia 30 de junho e deve ser feita na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A regional de Toledo se destacou entre as 23 regionais, completando mais de 66% das atualizações, com 7.482 propriedades cadastradas. Na sequência, aparecem as regionais de Ivaiporã, com 2.695 explorações, 49% do total, e Cianorte, com 2.070 propriedades atualizadas, também com valor próximo de 49%. Por outro lado, algumas regionais apresentaram índices mais baixos. Em Paranaguá, das 443 propriedades cadastradas, apenas 95 realizaram a atualização, o que representa pouco mais de 21%. Em Curitiba, 28% das explorações foram regularizadas, de um total de 10.819, mais de 7 mil ainda precisam atualizar os dados.

Na regional de União da Vitória, o índice de atualização é de 37%, restando mais de 3 mil propriedades das 5.408 existentes. O cadastramento dos criatórios é obrigatório e garante a regularidade das atividades pecuárias no Estado. O não cumprimento da obrigação impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para a movimentação de animais entre as propriedades e para abate nos frigoríficos. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.