ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jun/2025

Leite: preço ao produtor recua com fraca demanda

O preço do leite captado em abril caiu 3,3%, chegando a R$ 2,7415 por litro na “Média Brasil” (Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ainda assim, o valor é 5,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de abril). A queda nos preços ao produtor ocorre em momento atípico, mas é justificada pelo aumento da oferta e pelo enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. O ritmo das vendas dos derivados lácteos se desacelerou mais do que o esperado em abril, sobretudo no caso do queijo muçarela negociado entre laticínios e canais de distribuição em São Paulo, que resultou em desvalorização de 3% em abril.

Paralelo a isso, a oferta no campo seguiu firme, mesmo diante da proximidade do período de entressafra (primeiramente na Região Sul e, depois, nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste). O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) subiu praticamente 3% de março para abril na “Média Brasil”, superando o crescimento registrado em anos anteriores em muitas bacias leiteiras. O aumento da oferta se explica pelo clima propício, pela boa qualidade de silagem e pelas melhores margens da atividade. Apesar de os custos com alimentação seguirem persistentemente em alta, as variações neste ano têm sido mais baixas que em anos anteriores.

E, mesmo que o poder de compra do pecuarista frente ao milho (relação de troca) esteja diminuindo mês a mês, os resultados do primeiro bimestre ainda foram melhores que os registrados nos últimos anos, favorecendo investimentos na atividade. A oferta mais estável durante a entressafra, a dificuldade do consumo em acompanhar os reajustes do campo e a redução da rentabilidade industrial reforçam a expectativa dos agentes de mercado de comportamento atípico de preços ao produtor, com quedas no terceiro bimestre. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.