29/May/2025
O governo do Distrito Federal informou nesta quarta-feira (28/05) que decidiu fechar temporariamente o Jardim Zoológico de Brasília de forma preventiva, após a identificação de duas aves silvestres mortas (um pombo e um irerê) nas dependências do local. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) recolheu amostras das aves e vai enviá-las ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a análise possíveis casos de gripe aviária.
A suspeita ainda não consta na atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, das 13h desta quarta-feira (28/05). O País registrou até o momento 166 casos de gripe aviária em animais silvestres, 3 em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, totalizando 170. É importante esclarecer que essas aves são de vida livre, ou seja, não fazem parte do plantel do zoo, mas circulam pelo local em razão da oferta natural de abrigo, água e alimento.
O Zoológico de Brasília monitora constantemente a saúde de todos os seus animais e mantém protocolos rigorosos de investigação em casos de óbito. O comunicado reforça ainda que até o momento não há outros casos suspeitos, tanto animais de vida livre como em outras aves no Distrito Federal. A reabertura do parque será avaliada assim que os resultados laboratoriais forem concluídos e não houver risco à saúde pública. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.