ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/May/2025

Frango: Coreia do Sul pode flexibilizar importação

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a afirmar que a Coreia do Sul tende a flexibilizar as suspensões sobre a importação de frango brasileiro, proibindo apenas a importação de carne de aves e derivados provenientes do Rio Grande do Sul. Hoje estão suspensas as exportações de frango de todo o País para a Coreia do Sul. A vistoria pela Coreia no Brasil já foi feita. A expectativa é de que haja regionalização, afirmou Fávaro. O embargo ocorre em virtude da confirmação de um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro (RS), há uma semana.

O protocolo acordado entre Brasil e Coreia do Sul no certificado sanitário internacional previa a suspensão das compras de frango brasileiro de todo o território nacional em caso de gripe aviária, mas as autoridades sul-coreanas optaram pela redução das restrições após as medidas de contenção da doença adotadas pelo Brasil. Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 24 destinos. Há ainda 13 mercados para os quais estão impedidas as exportações de frango proveniente do Rio Grande do Sul.

Apesar dos embargos temporários, o ministro afirmou que o prejuízo econômico da gripe aviária será pequeno, pelo fato de que o Brasil exporta 30% de tudo que produz, enquanto 70% são destinados ao mercado doméstico. É óbvio que uma crise sanitária como essa gera prejuízo econômico, mas para 128 países o comércio está completamente normal, sem restrições. O prejuízo também não é tão grande porque as granjas podem redirecionar o destino. Ele destacou que o objetivo da pasta é em 28 dias restabelecer o status de normalidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.