22/May/2025
Os Emirados Árabes Unidos restringiram a importação de frango do município de Montenegro, após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no município no dia 16 de maio. A decisão foi comunicada pelo país ao Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (21/05). Os embarques de carne de frango de Montenegro ao país estão proibidos a partir da produção de 28 de abril. As autoridades árabes solicitaram uma declaração adicional do Ministério da Agricultura assegurando que as cargas exportadas serão provenientes de uma zona de 25 Km livre da doença. A restrição dos embarques deve-se ao protocolo sanitário acordado entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, que prevê a restrição das exportações apenas da área afetada pela doença. Os Emirados Árabes Unidos são o segundo principal destino do frango brasileiro, perfazendo 9,7% do total exportado pelo Brasil no ano passado. O Brasil exportou 454,932 mil toneladas de carne de frango para os Emirados Árabes Unidos em 2024, gerando receita de US$ 946,704 milhões.
As suspensões temporárias e cautelas de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 Km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores. Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 21 destinos. Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União EuroAsiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia. A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.
Há ainda mercados para os quais estão restritas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul. É o caso do Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. O Japão, por sua vez, suspendeu as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado. Para a Arábia Saudita, também estão suspensas as exportações de frango brasileiro proveniente do município de Montenegro, conforme prevê o protocolo acordado pelos países. O governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As conversas já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.