ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/May/2025

Frango: SC busca reverter suspensões nacionais

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) afirmou que o governo estadual está atuando diretamente com o Ministério da Agricultura e embaixadas internacionais para reverter as suspensões nacionais de produtos avícolas após a identificação de foco de Influenza Aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS). Santa Catarina é o segundo Estado que mais exporta carne de frango no Brasil, atrás apenas do Paraná.

Foi discutida a preocupação com a abrangência dos bloqueios adotados por alguns parceiros comerciais. Países como China, Coreia do Sul e União Europeia, que adotaram bloqueios mais amplos, representam, juntos, cerca de 40% das exportações do Estado. O governador de Santa Catarina e a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Internacional prontamente se mobilizaram e já combinaram de ir ao Ministério da Agricultura e às embaixadas desses países para tentar reverter a situação, da mesma forma que foi feito com o Japão.

O Japão, que restringiu importações apenas ao município afetado no episódio anterior, serve de exemplo. Se o Japão, um país extremamente criterioso e conhecido mundialmente pela sua cultura, reconheceu que a defesa agropecuária do Brasil é confiável, a ponto de restringir a suspensão àquela área específica, China, a Coreia do Sul e a União Europeia poderiam fazer o mesmo. O Japão se baseou em uma análise técnica aprofundada e visitas presenciais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.