ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/May/2025

Carnes: cenário favorável às empresas de proteínas

Segundo a Fitch Ratings, as empresas de proteína animal da América Latina devem se beneficiar de condições de mercado favoráveis em 2025, com reflexos positivos nos indicadores de crédito e na flexibilidade financeira do setor. Fatores como a demanda aquecida, a fraqueza das moedas locais, a estabilidade nos preços de grãos e margens mais atrativas no processamento de carne bovina, em comparação com Estados Unidos, vão sustentar a lucratividade das empresas da região. A recuperação do Ebitda em 2024, após um ano desafiador em 2023, reforça essa tendência. A mediana da margem Ebtida dos principais players saltou de 6,7% para 10,9% entre 2023 e 2024, com expectativa de se manter em torno de 9% nos próximos dois anos.

A margem de fluxo de caixa livre também deve melhorar, alcançando entre 2% e 4%, após anos entre -1% e 2%. Entre as companhias avaliadas, a JBS (BBB-/Estável) se destacou pela redução significativa da alavancagem líquida, que caiu para 2,2x no fim de 2024, ante mais de 5x em 2023. Se não houver aquisições relevantes nem distribuição extra de dividendos, a empresa poderá atingir a sensibilidade positiva de 1,5x em um a dois anos. A listagem planejada da JBS na Bolsa de Nova York também foi apontada como um avanço importante em governança, ainda considerada um fator limitante para o rating. A BRF (BB+/Perspectiva Positiva), que teve sua perspectiva revisada para positiva, com expectativa de que a alavancagem líquida fique abaixo de 1,0x até o fim de 2025. A melhora no balanço abre espaço para que a companhia busque crescimento na Ásia e em categorias de maior margem.

Já sua controladora, a Marfrig (BB+/Estável), deve manter o foco na desalavancagem, diante de um cenário com menos oportunidades de crescimento no segmento de carne bovina. A Minerva (BB/Estável), após a compra de algumas operações da Marfrig na América Latina em 2024, está concentrada na integração e na redução da alavancagem. Um recente aumento de capital deve acelerar esse processo e aproximar a empresa da sensibilidade positiva de 3,5x em alavancagem bruta. O setor de proteínas é cíclico e os ratings incorporam essa característica com uma abordagem “ao longo do ciclo”. Mesmo que uma alta conjuntural isolada não resulte em upgrades, o cenário atual oferece às empresas mais espaço financeiro e abre caminho para avanços sustentáveis nos perfis de crédito e negócios. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.