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12/May/2025

Lácteos: Lactalis aposta na produção de iogurtes

A principal aposta da Lactalis para dobrar seu faturamento até 2030 está na agregação de valor aos cerca de 2,7 bilhões de litros de leite captados por ano, reduzindo a participação de itens considerados commodities, como o leite UHT e o leite em pó. Dentro do portfólio existe uma parte de commodities muito grande, mas também produtos de valor agregado como iogurtes e queijos. Hoje, o consumo per capita de queijo e iogurte está entre 5 e 6 quilos por habitante ao ano no Brasil, mas há potencial para dobrar essa demanda. De olho nisso, a empresa investirá 40 milhões para expandir sua produção de iogurtes em Araras (SP), operação adquirida da DPA Brasil. O valor está incluído nos R$ 2,7 bilhões aplicados desde que a empresa chegou ao País.

O plano é aumentar em quase 50% a capacidade de produção da fábrica e triplicar a de iogurtes naturais, compostos por apenas dois ingredientes: leite e fermento. Com isso, a ideia é atender a um nicho de mercado que também tem ganhado espaço no País: o clean label (ou “rótulo limpo”, na tradução em português, já que o produto não possui conservantes em sua formulação). É uma categoria que tem crescido bastante, mas que exige um investimento pesado pois o processo de produção precisa ser muito limpo. A estratégia inclui ainda o lançamento de sobremesas lácteas prontas, que se enquadram na categoria de iogurtes, mas com crescimento acima da média, de 14,3%. Por outro lado, a participação total desse segmento no mercado brasileiro é de 3% comparado a 20% na Europa, sinalizando o potencial de aumento da demanda nos próximos anos.

De acordo com dados da Nielsen, o mercado brasileiro de iogurtes registrou seu primeiro crescimento em seis anos em 2024, com avanço de 8,6% em volume e de 16,3% em faturamento. O resultado reflete o desempenho da própria companhia, que tem 40% desse mercado em volume e 46% em faturamento e registrou o dobro de crescimento no mesmo período. Em relação às vendas de leite UHT e leite em pó, o Brasil registrou queda de 0,7% e 14% em volume, respectivamente em 2024, mas com aumento do faturamento, o que pode ser lido como um efeito direto da inflação do período. O iogurte, pela inovação e pela novidade, conseguiu fazer a categoria crescer. Mas para produtos básicos, onde está concentrado mais de 50% do consumo do leite, já se observa a inflação pressionando o tamanho da categoria. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.