ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Apr/2025

Carnes: Brasil e Irã negociam abertura de mercado

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura do Irã, Gholamreza Nouri Ghezeljeh, discutiram abertura de mercado para produtos agropecuários de cada país em reunião bilateral, realizada na quarta-feira (16/04). O Brasil quer exportar aves e pescados para o Irã, enquanto o país persa quer comercializar caviar para o mercado brasileiro. O encontro entre os ministros ocorreu paralelamente à etapa ministerial do grupo de trabalho de Agricultura do Brics Brasil, de quais ambos os países são membros. Os ministros discutiram a ampliação das relações comerciais, que superam 120 anos. Ao ministro iraniano, Fávaro destacou que o Brasil é um dos poucos países do mundo que não registra casos de gripe aviária ou doença de Newcastle em unidades comerciais e ressaltou o status sanitário do País.

O Brasil quer ampliar exportações de frutas, pescados e carne de aves para o país persa e ampliar a importação de fertilizantes iranianos, em especial ureia. O Irã se dispôs a revisar os protocolos sanitários vigentes, com foco na abertura de novos mercados para produtos agropecuários brasileiros, sobretudo de carne de aves, pescados e derivados. O ministro iraniano disse a Fávaro que há interesse do país em divulgar o diálogo técnico e científico com o Brasil. O Brasil, por sua vez, está avançando nas etapas técnicas para liberar a importação de caviar persa. Três das cinco etapas já foram cumpridas e o Brasil deve finalizar o processo em breve.

Outro tema discutido entre os ministros foi a criação de um comitê agrícola consultivo bilateral, para tornar ágil as pautas de interesse comum e promover o intercâmbio técnico entre os dois países. O objetivo principal é estreitar os laços de amizade e os laços comerciais. A criação de um comitê consultivo agrícola vai permitir celeridade e eficiência nas pautas de interesse mútuo. O Irã planeja instalar uma empresa de navegação no Brasil, para facilitar a logística e o comércio entre os dois países. A ideia é estabelecer uma rota direta do Irã para o Brasil e vice-versa, facilitar o comércio, fortalecer a cooperação em áreas como meio ambiente, vacinação de rebanhos e exportação de peixes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.