ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Apr/2025

Lácteos: fusão Arla e DMK pode criar líder europeu

Arla Foods e DMK Group anunciaram planos para se fundirem, criando a maior cooperativa de laticínios da Europa, com uma receita pro forma combinada de €19 bilhões (aproximadamente US$20,5 bilhões). A nova entidade, que reunirá mais de 12.000 produtores, operará sob o nome Arla. A proposta de fusão visa avançar na produção de laticínios, impulsionando a inovação e garantindo o fornecimento de produtos nutritivos e de alta qualidade em toda a Europa e além, ao mesmo tempo em que apoia preços estáveis do leite para os produtores-cooperados. Também se espera que fortaleça a posição comercial e a resiliência da entidade combinada por meio de uma gama de produtos mais diversificada e uma presença de mercado mais ampla, mesmo com o declínio do fornecimento de leite na Europa. Arla Foods e DMK Group já colaboraram anteriormente em várias iniciativas, incluindo a joint venture ArNoCo, que processa o soro do leite da produção de queijo da DMK em concentrado de proteína de soro e lactose para o negócio global de ingredientes da Arla.

A DMK Group está orgulhosa da fusão planejada com a Arla, uma cooperativa que compartilha o compromisso com a inovação e a criação de valor ideal. Essa parceria fortalece a resiliência das cooperativas e contribui significativamente para reforçar a competitividade dos produtores. Será possível ampliar o alcance dos produtos lácteos, melhorando assim a oferta e impulsionando conjuntamente o desenvolvimento contínuo de produtos inovadores em benefício dos membros. A DMK Group é a maior cooperativa de laticínios da Alemanha e um parceiro muito atrativo que compartilha valores fundamentais. As fortes posições de mercado e portfólios de produtos se complementam muito bem, e a sólida parceria nos últimos anos provou que a DMK Group é o parceiro ideal para a Arla. A presença conjunta no mercado europeu e global permitirá proteger a produção de produtos lácteos saudáveis, garantindo uma produção alimentar estável na Europa, além de levar ainda mais produtos nutritivos ao mundo e aos nossos clientes.

Esta fusão é uma continuação natural da forte colaboração entre as duas empresas, em benefício dos consumidores, dos produtores e do preço do leite. A Arla se estabeleceu como um ator-chave na indústria de laticínios e, com a união, terá um portfólio forte e atrativo de produtos de marca e marca própria para todos os clientes. Por meio do alcance global da Arla, será possível acessar consumidores e clientes além do alcance geográfico atual, além de fortalecer a resiliência dos negócios. As forças complementares, tanto nos negócios quanto na mentalidade, permitirão continuar avançando na tecnologia e inovação em laticínios, ao mesmo tempo em que proporciona um lar sólido para os produtores. A fusão está sujeita à aprovação pelos conselhos representativos das cooperativas e pelas autoridades regulatórias. Uma decisão final é esperada para junho de 2025, após discussões com os membros das cooperativas, representantes dos empregados e Conselhos de Trabalho. Fonte: Foodbev.com. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.