02/Apr/2025
A Granja Faria, uma das líderes na produção de ovos do Brasil, fechou 2024 com receita líquida de R$ 2,059 bilhões, crescimento de 11% ante R$ 1,858 bilhão de 2023. O avanço foi impulsionado pelas aquisições da Katayama (2023) e da Vitagema (2024), além da expansão do plantel, que chegou a 17,7 milhões de aves (+6,6%). A companhia, que já possui 11 marcas e unidades produtivas em nove Estados, reforçou sua presença na Região Nordeste com a compra da Vitagema, no Rio Grande do Norte. A operação contribuiu com R$ 43 milhões em receita em 2024.
Além disso, a aquisição da Katayama, tradicional no mercado de ovos em São Paulo, consolidou a atuação da Granja Faria em regiões estratégicas, incluindo o mercado internacional, com destaque para exportações ao Japão. No entanto, o aumento nos custos dos produtos vendidos (CPV), que subiram 19% (para R$ 1,459 bilhão), pressionou as margens operacionais. Apesar do crescimento na receita, o lucro bruto operacional ficou praticamente estável em R$ 621,8 milhões. O Ebitda ajustado teve variação negativa de 0,3%, para R$ 644,559 milhões, enquanto a margem Ebitda recuou de 34,8% para 31,3%, refletindo os custos mais altos e uma leve queda no preço médio dos ovos.
A dívida líquida da companhia subiu 6,2%, para R$ 1,041 bilhão, influenciada pelos investimentos em aquisições e na ampliação da produção. Apesar do aumento, a administração considera a estrutura financeira saudável, com índice de liquidez corrente de 1,43, indicando capacidade de honrar obrigações no curto prazo. Os investimentos totais somaram R$ 318,3 milhões no ano passado, direcionados principalmente à manutenção do ativo biológico e à expansão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.