11/Mar/2025
A JBS está disputando a aquisição da Alwatania, maior produtora de aves do Oriente Médio, em uma transação que pode alcançar US$ 533 milhões. A empresa apresentou uma oferta para a compra, assim como as sauditas Almarai e Tanmiah Food, além de um consórcio liderado pela ucraniana MHP. O Goldman Sachs avaliou que a eventual aquisição da Al Watania pela JBS pode representar uma oportunidade importante para a companhia acelerar seu crescimento e diversificação de demanda. A JBS tem demonstrado abordagem consistente de alocação de capital tanto para o crescimento orgânico quanto para aquisições.
A aquisição da Al Watania pode impulsionar a reação positiva das ações da JBS. De acordo com informações da Bloomberg, a JBS está envolvida em negociações para uma possível aquisição da Al Watania, maior produtora de frango da Arábia Saudita. A empresa possui capacidade para abater até 1 milhão de aves por dia e processar mais 1,5 milhão de ovos, o que representa cerca de 20% do total de frangos consumidos no país.
A empresa está sendo avaliada em US$ 533 milhões. A aquisição da Al Watania fortaleceria significativamente a posição da JBS na Arábia Saudita e na ampla região do Conselho de Cooperação do Golfo, um mercado onde o consumo cresceu a uma taxa anual composta (CAGR) de 3% entre 2019 e 2024, destacou o Goldman Sachs, no relatório. Além disso, o governo saudita tem se concentrado em aumentar a autossuficiência alimentar, o que torna a região ainda mais estratégica para grandes players do setor de proteína animal. Fontes: Bloomberg e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.