27/Feb/2025
A Danone informou nesta quarta-feira (26/02) que obteve lucro líquido de 2,021 bilhões de euros (cerca de US$ 2,124 bilhões) em 2024, avanço de 129,4% ante o resultado do ano anterior, de 881 milhões de euros (US$ 924 milhões). O lucro líquido recorrente, que exclui itens excepcionais, subiu 2,7%, para 2,345 bilhões de euros. O consenso compilado pela empresa estimava lucro líquido recorrente de 2,29 bilhões de euros. O lucro operacional recorrente aumentou 2%, para 3,558 bilhões de euros no ano passado, com margem de até 13%. A empresa reportou ainda que a receita somou 27,376 bilhões de euros no ano passado, enquanto analistas estimavam um valor de 27,17 bilhões de euros. Houve leve recuo de 0,9% em base reportada ante o registrado em 2023, em virtude dos efeitos negativos da saída da EDP Rússia e venda das marcas Horizon Organic e Wallaby, além do câmbio.
Contudo, houve alta de 4,3% em base comparável LFL (Like-For-Like, que considera apenas operações comparáveis, excluindo aquisições, venda de ativos, etc.), com aumento de 3% no volume/mix e 1,3% no preço. No último trimestre do ano, as vendas foram de 6,716 bilhões de euros (cerca de US$ 7,07 bilhões), superando as expectativas do mercado de 6,59 bilhões de euros. O resultado representa alta de 4,7% ante igual trimestre de 2023, com impulso de 4,2% no volume/mix e 0,6% no preço, em base comparável LFL. Analistas esperavam um crescimento de 4,2%, de acordo com uma pesquisa de estimativas compilada pela empresa. Em termos reportados, as vendas aumentaram 0,9%. Ainda no quarto trimestre, as vendas aumentaram 1,8% na Europa em base comparável, com avanço de 3% no volume/mix, mas recuo de 1,2% em preço.
Na América do Norte, a alta foi de 7,7% nas vendas, com forte ganho de 5,9% em volume/mix e alta de 1,9% em preço. Na região da China, norte da Ásia e Oceania, as vendas subiram 6,8%, com avanço de 9,8% em volume/mix, mas perda de 3% em preço. Na América Latina, a empresa avançou 4,7% nas vendas do quarto trimestre, com alta de 1,2% em volume/mix e de 3,5% em preços. Na região, o desempenho foi influenciado pela terceirização do negócio de lácteos no Brasil, enquanto as marcas Danone, Danette e YoPro apresentaram um desempenho robusto. No restante do mundo, as vendas aumentaram 5,4% em termos comparáveis, com volume/mix com ganho de 1,7% e preço de 3,7%.
O foco é na criação de valor e na alocação de capital orientada para o retorno levou a uma melhoria significativa no nosso ROIC (retorno de capital investido), agora novamente em território de dois dígitos. A indústria de alimentos está em um ponto de inflexão. O forte portfólio da Danone e uma mentalidade de melhoria contínua dão a confiança para aproveitar essa oportunidade de mercado a longo prazo. Para todo o ano de 2025, a Danone espera um crescimento nas vendas de 3% a 5% em base comparável, com lucro operacional recorrente crescendo a uma taxa superior ao das vendas. Além disso, o Conselho Administrativo propôs um dividendo de 2,15 euros por ação para 2024, alta de 2,4% em relação ao ano anterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.