26/Feb/2025
Em tempos de preços nas alturas do ovo no Brasil e no mundo, a Granja Faria, maior produtora do País, pediu registro confidencial na Securities and Exchange Commission (SEC), o regulador do mercado de ações dos Estados Unidos, para avaliar uma possível oferta de ações na Bolsa de Nova York, na casa dos US$ 500 milhões, de acordo com fontes, que falam na condição de anonimato porque os termos não são públicos. A empresa vem testando o apetite de investidores internacionais nas últimas semanas. Em outubro do ano passado, fechou o sindicato de bancos para coordenar a possível oferta, escolhendo nomes como BTG Pactual, JPMorgan, Morgan Stanley, Bank of America, Itaú BBA e Santander. A ideia é tentar uma abertura de capital (IPO) no segundo semestre.
A ideia de listar suas ações nos Estados Unidos vem a reboque de um processo de internacionalização da Granja Faria, já iniciado no ano passado. Em novembro/2024 foi dado o primeiro passo, com a aquisição da empresa espanhola Hevo por meio da holding internacional Global Egg. O grupo está avaliando outros ativos para a compra no mercado europeu e nos Estados Unidos. No Brasil, fez algumas aquisições, como da Katayama Alimentos, em 2023. Os investidores estrangeiros estão ainda mostrando certo ceticismo à tese da empresa, vendo ainda o negócio da Granja Faria como essencialmente brasileiro, com a maior parte da geração de caixa no mercado local. Por isso, a empresa teria que se internacionalizar mais antes de tentar o IPO, o que pelos planos que vêm sendo mostrado aos investidores, deve acontecer rápido.
Na bolsa dos Estados Unidos, os dois maiores nomes produtores de ovos listados são a Vital Farms e Calmain, que estão negociados na casa dos 13 a 15 vezes o Ebitda (o lucro antes dos impostos, juros e amortizações) em um momento de alta internacional no preço do ovo. A brasileira estaria tentando buscar esses níveis. A Granja Faria foi fundada em 2006 e é a líder em ovos no mercado brasileiro, com mais de 18 milhões de aves ao final de setembro de 2024 e faturamento de R$ 1,5 bilhão nos três primeiros trimestres do ano passado. O maior competidor no Brasil é a Mantiqueira, que tem um diferencial de ter um portfólio de marcas que a Granja Faria vem tentando fazer. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.