ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Feb/2025

Ração: Marrocos suspende a Alemanha por aftosa

O Marrocos decidiu suspender as importações de grãos para ração da Alemanha em decorrência de um surto de febre aftosa. A suspensão abrange toda a ração vegetal não tratada destinada ao consumo animal da Alemanha, devido ao surto da doença. As importações de produtos vegetais para ração animal foram suspensas até que a Alemanha seja considerada livre da febre aftosa novamente ou até que regiões específicas sejam certificadas como livres da doença.

O primeiro surto de febre aftosa na Alemanha em quase 40 anos foi anunciado em 10 de janeiro, afetando um rebanho de búfalos aquáticos próximo a Berlim, na região de Brandemburgo. Até o momento, esse é o único caso relatado. O surto resultou em restrições comerciais impostas por alguns países, incluindo a Grã-Bretanha, sobre produtos relacionados à pecuária provenientes da Alemanha. Em 13 de janeiro, o Ministério da Agricultura da Alemanha informou que a perda do status do país como livre de febre aftosa inviabilizava a exportação de uma ampla gama de produtos agrícolas para fora da União Europeia.

Como consequência, comerciantes relataram que alguns exportadores estão adquirindo cargas de cevada forrageira na França para atender ao Marrocos em resposta às restrições comerciais. Entretanto, outros países importadores continuam aceitando grãos forrageiros. A febre aftosa é um vírus altamente infeccioso que provoca febre e bolhas na boca em ruminantes de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, mas não apresenta risco para os seres humanos. A doença é comum em várias partes do mundo, incluindo a África, mas o Marrocos não registrou surtos desde 2019. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.