ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jan/2025

Leite: Danone faz balanço do “Fazenda Tudo de Bem”

Um ano após assumir o compromisso público de promoção do bem-estar animal na cadeia leiteira, a Danone Brasil conta como foi a primeira fase do “Fazenda Tudo de Bem”. Com um investimento inicial de R$ 3 milhões, o projeto tem como objetivo promover transformações estruturais e setoriais que favoreçam as práticas regenerativas e sustentáveis, tendo o bem-estar animal como o pilar central das ações. Com a primeira fase finalizada e práticas já implantadas, projeta avanços para 2025. Em 2024, o programa mapeou as necessidades em 98% das fazendas parceiras da Danone, com o apoio da BE.Animal, empresa especializada em desenvolver estratégias para a adoção e aperfeiçoamento de boas práticas de bem-estar animal nas cadeias produtivas da pecuária.

Nessa etapa, foram analisados aspectos fundamentais como ambiente, manejo, nutrição, saúde e comportamento dos animais de cada uma das fazendas, para que o programa tenha padronização de processos e seja o mais exclusivo possível em suas ações, atuando de acordo com as necessidades individuais de cada propriedade. O mapeamento indicou áreas de intervenção, como a promoção de ambientes livres de estresse, cuidados sanitários adequados, e práticas mais eficazes de nutrição e colostragem nas primeiras horas de vida dos bezerros. Os dados do mapeamento revelam avanços importantes nas práticas de bem-estar animal que podem ser aprimoradas junto dos fornecedores de leite parceiros.

Atualmente, 95% das deles já contam com algum tipo de suporte técnico, muitos em parceria com outros projetos da Danone, mas ainda há espaço para melhorar. Outro ponto importante a ser considerado é que esses processos devem ser padronizados, uma vez que a Danone está investindo em levar ao campo as técnicas mais modernas e eficazes possíveis. Paralelo a essa etapa, a Danone capacitou seu corpo técnico com a BE.Animal. Entre aulas teóricas e práticas, os especialistas estão prontos para que possam dar suporte aos produtores de leite ao longo de todo o processo. As práticas do projeto-piloto do ‘Fazenda Tudo de Bem foram’ introduzidas em 20% de fazendas, iniciando pela capacitação das pessoas que trabalham nas fazendas, em todos os processos da produção do leite.

Para que isso seja eficaz, os técnicos da Danone e seus parceiros especializados estão investindo nas pessoas, especialmente nas que estão na linha de frente do trabalho no campo, para que elas entendam a importância do bem-estar animal, bem como as transformações e processos de ajustes que devem ser realizados. Algumas ações já estão em andamento, como a cura do umbigo, colostragem e aleitamento corretos, para garantir a saúde dos bezerros desde que nascem. Com o projeto-piloto em andamento, a Danone deve acompanhar os resultados, fazer ajustes necessários para expandir o programa a outros 30% de fazendas, validando as práticas implementadas e escalando as iniciativas. O ‘Fazenda Tudo de Bem’ é um projeto inovador que visa implementar boas práticas de bem-estar animal na cadeia do leite brasileira, alinhado à meta global da Danone de promover uma produção mais regenerativa e sustentável.

A Danone tem parceiros engajados e muito especializados ajudando a aplicar todas essas práticas, muito bem recebidas pelos fornecedores. Além disso, a ideia é tornar o programa um modelo escalável e replicável, com impacto positivo na saúde dos animais e na qualidade do leite, além de compartilhar com outras indústrias lácteas, pois a melhoria do bem-estar animal é uma agenda coletiva, que deve engajar toda a cadeia do setor. Este avanço reforça a missão da Danone Brasil em apoiar os produtores de leite na transição para práticas mais sustentáveis, destacando o bem-estar animal como um pilar central para a perenidade da atividade leiteira no Brasil. Fonte: Minuto Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.